Aikido

Os princípios do Aikido foram descobertos por Morihei Ueshiba. Sua característica mais incomum é o grande salto das tradicionais técnicas físicas para uma arte marcial espiritual, do relativo para o absoluto, das técnicas marciais agressivas para uma arte espiritual que busca primordialmente abolir o conflito.

Quando alguém fala de si mesmo, ele, em geral, está falando de seu “eu físico, ou existência”. Ele sabe que seu corpo tem peso e forma. A partir de seus 5 sentidos, visão, olfato, paladar, audição e tato, ele está sempre consciente do seu eu físico. Por outro lado, sua mente não tem cor nem forma. Nós lavamos nossa face a cada manhã, mas quantos lavam suas mentes também? Tão poucos...Há muitos que treinam seus corpos, mas poucos que treinam sua mente. Aparentemente, poucos percebem que a mente, como o corpo, fica encardida se não é cuidada e fraca se não é treinada.



Outro ponto importante a lembrar é que a mente comanda o corpo. A mente lidera e o corpo segue.

Aikido expressa essa verdade e ensina que, antes de tentar mover seu corpo, você deve usar sua mente e que, quando você tenta derrubar o seu oponente, antes de tentar mover-lhe o corpo, você deve, primeiro, controlar-lhe a mente. Tente mover o seu oponente usando apenas a força bruta e você se verá diante de uma tarefa muito dura. Lembre-se de que a mente não tem peso nem volume e que um homem muito pesado e forte não terá, necessariamente, uma mente poderosa. Se a arte de guiar a mente, a vontade e a intenção for adequadamente aprendida e dominada, mesmo uma mulher ou uma criança podem derrotar um adversário maior, mais forte e mais pesado.

Após ver uma demonstração de Aikido pela primeira vez, a reação mais comum é a de considerar tudo como uma farsa, uma performance ensaiada. O senso comum diz que só pode ser uma farsa! O problema com o senso comum é que ele vê no corpo o personagem principal e não pode ver e nem leva em conta o trabalho da mente, conseguindo apenas um entendimento parcial.

Apenas com um conhecimento do funcionamento do corpo e da mente se pode conhecer a verdade. Só assim se pode captar uma impressão correta do Aikido. Argumentar sobre esse ponto é inútil. O único modo de entender o Aikido é praticá-lo.

Na maioria das artes marciais, apresenta-se um inimigo e o treino é conduzido de forma a ensinar diversos modos de derrotá-lo. No Aikido, o objetivo principal não é conquistar o inimigo, mas sim dominar a si mesmo. É por isso que se diz que o Aikido representa um salto conceitual das artes marciais físicas e materiais para uma arte marcial espiritual.

O céu e a terra são um só. Dominar quaisquer das técnicas marciais significa obediência às da natureza, as leis absolutas do céu e da terra.

Se você puder verdadeiramente compreender e obedecer às leis da natureza e seguir os seus ditames, você se torna parte da natureza, e qualquer um que o ataque estará atacando a própria natureza. Não há quem possa esperar prevalecer contra as leis da natureza.

Derrotar um oponente quer dizer uma vitória relativa. Sempre chegará o dia em que o vencedor de hoje se tornará o derrotado de amanhã. Torne-se então parte da natureza: busque crescer nela e com ela. Os antigos diziam: “Não culpe os outros ou os odeie. Tenha medo apenas de sua própria falta de sinceridade. No Aikido, não busque apenas ser forte, mas ser justo. Nem busque apenas a vitória sobre um inimigo, mas a vitória sobre si mesmo através dos princípios corretos”.

Assim você poderá polir e polir a sua arte sem a necessidade de tentar vencer o oponente cegamente e pela brutalidade. [Se você se mantiver fiel aos princípios da natureza], o oponente obedecerá ao seu comando e você ficará sem inimigo. Então, você entenderá que o Aikido representa um salto da arte marcial puramente física para a arte verdadeiramente espiritual.

(...)

No Aikido, cada técnica foi planejada em obediência às leis da natureza de modo que não haja atrito e desgaste na sua execução. Obedeça às leis da natureza em todos os seus movimentos e vença. Desobedeça e seja derrotado.

Deixe seu oponente livre para ir aonde quiser, deixe-o voltar para onde quiser e se dobre na direção que ele quiser dobrá-lo enquanto [sem nunca contrariá-lo] o guia e, finalmente, deixe-o cair aonde ele quiser cair. Não há nenhuma necessidade de se desgastar cegamente.

Você pode até querer reverter a correnteza, mas terá que usar a força bruta para isso. Quão mais fácil é reconhecer o poder da correnteza e guiá-lo para onde você desejar...

Se uma rocha de 100 kg está caindo diretamente sobre sua cabeça, seria uma tremenda demonstração de proeza física pará-la usando apenas suas mãos vazias. Porém, se ao invés de tentar pará-la, você se mover ligeiramente para o lado, a rocha simplesmente tocará o solo sem lhe causar nenhum dano. Se a rocha pesasse 1.000 Kg, certamente seria muito mais prudente se mover para o lado.

Há um limite natural para o que se pode realizar exclusivamente pela força física. Mas o que você pode realizar através da não-violência não tem limites.

No Aikido não há prática para aprender a usar a força bruta, mas sim o treinamento para aprender a usar a própria força do oponente para guiá-lo. Na medida em que o sentimento de contração desaparece, sua técnica progride. Mulheres, crianças e mesmo idosos podem praticar e obter grandes resultados.

Por essa razão, o Aikido pode ser chamado de “A arte de não lutar”.

Aikido não é meramente uma arte de defesa pessoal. Nas suas técnicas e movimentos estão embutidos elementos de Filosofia, Psicologia e Mecânica. À medida que se aprendem as várias técnicas, você, ao mesmo tempo treina a sua mente, melhora a sua saúde e desenvolve uma inquebrantável autoconfiança. Voltar