Etimologia e filosofia

Aikido Kanji
A palavra "aikidō" é formada por três ideogramas kanji:

合 — ai — unido, unificado, combinado, ajuste
気 — ki — espírito, energia, clima, ânimo, moral
道 — dō — sentido, trajecto, caminho
O termo "aiki" não é comummente empregue na língua japonesa. Isso originou inúmeras interpretações possíveis da palavra. O ideograma 合 é usado principalmente em compostos que significam "combinar, unir, juntar, reunir". Como por exemplo 合同 (combinado/unido); 合成 (composição); 結合 (unir/combinar/juntar); 連合 (união/aliança/associação); 統合 (combinar/unificar); e 合意 (acordo mútuo). Existe uma ideia de reciprocidade, 知り合う (para se conhecer um ao outro); 話し合い (falar/discussão/negociação); e 待ち合わせる (conhecer por marcação/hora marcada).



O ideograma 気 é muitas vezes utilizado para expressar um sentimento, tal como em 気がする ("eu sinto", em termos de pensamento, mas com um menor raciocínio cognitivo); 気持ち (sentimento/sensação); e 気分 (ânimo/mural). Este carácter é empregue para designar energia ou força, como em 電気 (electricidade) e 磁気 (magnetismo).

O termo dō está também presente noutras artes marciais como no jūdō, kendō, assim como em artes marciais mais pacíficas como em shodō (caligrafia japonesa), kadō (arranjos florais) e chadō ou sadō (cerimónia do chá).

Portanto, a partir de um ponto de vista puramente linguístico, "aikidō" significa "o caminho de combinar forças". O termo aiki refere-se ao principio ou táctica das artes marciais de desagregar movimentos atacantes, com o propósito de controlar as acções do oponente, utilizando o mínimo de força possível.11 Praticar o aiki, passa por compreender o ritmo e a intenção do atacante e encontrar a posição e o tempo ideais para aplicar a técnica contrária ao ataque. Isto é muito semelhante aos princípios expressos por Kanō Jigorō, o fundador do jūdō. Voltar