História

Morihei Ueshiba
O Aikido foi criado por Morihei Ueshiba. Ueshiba imaginou o Aikido não apenas como uma síntese do seu treino marcial que foi desenvolvendo durante vários anos, mas como uma expressão pessoal da sua filosofia sobre a paz universal e reconciliação. Durante a vida de Ueshiba e prolongando-se até à actualidade, o aikido evoluiu a partir do conceito do "aiki" que Ueshiba havia estudado através de várias expressões artísticas marciais provenientes de várias regiões por todo o mundo.

Ueshiba desenvolveu primeiramente o Aikido a partir de finais de 1920 até à década de 1930, através de conhecimentos adquiridos de diversos estilos antigos de artes marciais que havia estudado. A essência da arte marcial da qual o Aikido deriva, provém do Daitō-ryū aiki-jūjutsu, uma arte marcial japonesa que Ueshiba teria estudado sob a orientação directa do mestre Sokaku Takeda, o restaurador desta arte. Adicionalmente, Ueshiba é reconhecido por ter estudado em escolas tradicionais japonesas como Tenjin shinyō-ryū (em japonês: 天神真杨流), com Tozawa Tokusaburō, em Tóquio, 1901; Gotōha Yagyū Shingan-ryū com Masakatsu Nakai em Sakai entre 1903-1908; e Judo com Takagi Kiyoichi (高木 喜代子) em Tanabe, em 1911.

O estilo da escola Daitō-ryū é a principal influência técnica do Aikido. Juntamente com técnicas de mãos livres, com bloqueios e chaves a articulações, o Ueshiba incorporou técnicas baseadas na utilização de armas como a lança (Yari), luta da vara () e possivelmente com a baioneta (銃剣). No entanto, e apesar de todas estas influências marciais, a técnica do Aikido possui uma estrutura com fortes traços da arte marcial de combate com espada, designada de kenjutsu.